Introdução

 

Array (matriz ou arranjo em português) é um estrutura de dados linear onde cada elemento pode ser acessado por um índice (index) ou chave (key). Na linguagem de programação C/C++ uma variável array pode se declarada da seguinte forma: tipo[] nome_da_variavel, e para acessar os seus elementos, podemos chamar por nome_da_variavel[índice], sendo 0 o primeiro elemento.

No visuino também existe suporte a array sem a necessidade de escrever algum código. Neste tutorial vou usar o componente de Color Array, porém, a forma de trabalhar com Array no Visuino é a mesma para os outros tipos.

O que você vai ver/aprender.

  • Usar o componente de Array
  • Adicionar elementos
  • Buscar os elementos adicionados
  • Conhecer o componente de contador
  • Configurar o componente de contador para o índice máximo e mínimo do array
  • Percorrer o array através do elemento de contador

 

Começando

  1.  Abra o Visuino e selecione sua placa.

  2. Vá na paleta de componentes e procure por Array. (Aqui estou utilizando o Componente Color Array, você pode escolher outro se desejar)



  3. Coloque na área de edição e ligue o Out do componente Array no In do Serial[0] da placa.



  4. Clique no ícone de ferramenta do componente, vai abrir uma janela onde você deve adicionar elementos a esse array. Como estou utilizando o componente de Array de Cor, irei adicionar 10 elementos, que vai representar 10 cores.

     
  5. Agora é só preciso definir os valores para cada elemento.



  6. Depois que definir os valores para cada elemento do array, vá na paleta de componentes e adicione o componente Counter.

     


  7. Ligue o Out do componente Counter na entrada Index do componente Array.




  8. Selecione o componente Counter e vá na aba Properties. 

    Expanda o campo Min e Max



    Na campo Value da propriedade Min coloque 0, e para o Value da propriedade Max coloque o índice máximo dos elementos adicionados ao seu array. (Esse valor é igual à quantidade de elementos menos 1). Exemplo: Se o seu array tem 10 elementos, então 10 (quantidade de elementos) - 1, vai dar 9 que é o índice máximo.

  9. Agora ligue a Entrada (In) do componente Counter no Out do Serial[0] da placa.

  10. Pronto, compile o projeto e teste. (Se divirta, use outros componentes de array.)



    Desmarque as caixas CR e NL indicadas pela seta, coloque apenas um caractere qualquer e clique no botão Send quantas vezes você achar melhor, você vai perceber que os valores serão alterados de acordo com o Array, quando o último valor for mostrado, vai voltar ao primeiro no próximo clique no botão Send.

EXTRA (SÓ SE VOCÊ USOU O COMPONENTE ARRAY COLOR)

Você já sabe usar LED RGB com Visuino? Senão, olha antes esse tutorial para ficar por dentro. #1 - LED RGB com Visuino

 

Coloque o componente LED RGB e faça as ligações como indicado na imagem abaixo. 

 

Envie o projeto para sua placa e faça o mesmo teste anterior, você vai ver as cores do LED serem alterados de acordo com os valores de cores que você definiu no Array.

 

Resultado (Com LED RGB)